Título

dengue-em-rio-preto-mjNS.png

12

Set

A dengue é uma síndrome febril, muitas vezes autolimitada, porém a nossa maior preocupação são com os casos de complicações. A dengue clássica é caracterizada com:

- febre alta (39 °C a 41 °C) de início abrupto;
- dor de cabeça;
- dores pelo corpo;
- dor atrás dos olhos;
- náuseas e vômitos;
- exantema (vermelhidão pelo corpo).

O Hemograma Completo é o primeiro exame a ser realizado, ele não confirma o diagnóstico, mas pode mostrar uma sugestão da doença e até mesmo sinais de gravidade. Até o terceiro dia de sintomas, o Antígeno-NS1 está presente e pode ser detectado, após o sexto dia de sintomas a Sorologia IgM para DENV costuma positivar, confirmando o contato com o vírus.
Com a confirmação diagnóstica, feita pelo médico, outros exames devem ser solitados para acompanhar as funções de orgãos como rins e fígado.

Fique atento a sinais como sangramentos espontâneos na boca e pelas fezes, dor abdominal intensa e que não cessa, pressão baixa, quadros de confusão mental, vômitos de difícil controle, aumento do número de batimentos do coração, mãos e pés frios e diminuição na quantidade de urina eliminada. Esses podem ser sinais que mostram as complicações da doença.

Nesse período do ano em que a Dengue se apresenta de forma mais intensa, realizamos mais de 60 mil exames para triagem, colaborando com a ação dos médicos e equipes de enfermagem, para que, de forma rápida e segura, o paciente possa ser acompanhado.

*Ao sentir os sintomas consulte um médico.